segunda-feira, 11 de maio de 2015

MOMENTO DA LEITURA

        No dia 23 de abril desenvolveu-se um momento em que os estudantes de todo o Estado foram convidados a tirar um tempo desse dia para ler, essa ação faz parte do Projeto "Dia de leitura SESI/RS", promovido pela área da Educação, Cultura e Turismo da FAMURS desenvolvida em parceria com SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) do nosso município.
    Incentivar o hábito da leitura é considerado uma das mais importantes tarefas escolares. A leitura desenvolve a imaginação, enriquece o vocabulário e transmite informações.
    Os alunos do Jardim A, no primeiro momento, ouviram a leitura de um livro por parte da professora. O livro escolhido foi Cinderela, da editora Ciranda Cultural. No segundo momento cada aluno “leu” um livro observando-o detalhadamente, realizando também a troca de livros com os colegas e o contar de histórias através das imagens.
    O Jardim B teve seu momento da leitura organizado na sala de aula. Todas as crianças sentaram no chão com suas almofadas, sendo então disponibilizados aos alunos vários livros de histórias infantis, possibilitando o manuseio e o contato com os mesmos, estimulando a imaginação e buscando desenvolver o gosto pela leitura. Após, a professora contou a história: “Você troca?” da escritora Eva Furnari.
     Já os alunos dos 1º e 2º anos, comemoraram a data alusiva ao dia do livro, com uma roda de leitura na praça ao lado da EMEF Batista com o acervo dos livros do PNAIC. Na oportunidade, os alunos através de um livro só de imagens, aguçando assim a sua imaginação, criaram uma história coletiva do livro. 
     A turma do 3º ano realizou seu momento especial dedicado a leitura onde os alunos escolheram um livro de acordo com a sua preferência. Sendo que após a leitura, foi escolhido um dos livros para ser lido coletivamente por toda turma e cada aluno fez propaganda do seu livro para que este fosse escolhido, momento este de muita realização.
     A leitura é um momento encantador, uma viagem pela imaginação. Os alunos do 4º ano tiveram essa oportunidade na sala de aula. As mesas e cadeiras em forma de U, cada aluno com seu livro fez uma leitura silenciosa, individual, em seguida, cada um contou um pouquinho do que leu.
    Os alunos do 5º ano realizaram a leitura de gibis e livros literários. Todos se concentraram e durante 30 minutos mantiveram seus olhos voltados aos livros, onde puderam através da leitura viajar no mundo da imaginação.
    Os alunos do 6º ano receberam exemplares contendo poemas, contos e voltaram-se para os livros com bastante entusiasmo. Após a leitura os alunos fizeram um breve relato sobre a importância desta, além de uma conversa aberta em sala de aula sobre o assunto. 
    Os alunos do 7º ano receberam livros literários do gênero conto. Todos prontamente abraçaram a proposta de parar um momento e ler uma obra. Após, alguns alunos relataram espontaneamente sobre o que leram.
    A “parada” para a leitura do 8º ano teve diferentes gêneros literários para abranger os gostos diversificados dos alunos. Após a leitura, os alunos relataram a importância de ter estes momentos na escola, pois mesmo sabendo da importância e a influência da tecnologia nos dias atuais, é necessário a leitura de livros, revistas e jornais. 
    O 9º ano realizou a leitura de assuntos do seu interesse nas seguintes revistas: Ciência Hoje, Cálculos, Caras. Após foi comentado sobre os assuntos lidos por eles e ao serem questionados pelo momento da leitura, muitos acharam interessante e positivo.
       Todos alunos relataram que o momento foi muito especial e que é importante termos estes momentos, pois incentivar a leitura é abrir portas para novos conhecimentos e saberes.
  






































Sem comentários:

Enviar um comentário