terça-feira, 31 de maio de 2016

GINCANA ESTUDANTIL AEDES#SQN

         No último dia 13 de maio, junto ao Ginásio de Esportes, realizou-se a final da Gincana de combate ao Aedes aegypti – Gincana Estudantil Aedes#sqn, que iniciou dia 28 de março. Realizada pelo Governo Municipal, através das Secretarias de Saúde e Educação, a Gincana objetivou o combate ao mosquito Aedes através da mobilização da comunidade, que se envolveu no recolhimento de materiais que possam acumular água e na limpeza de terrenos, formando uma rede de mobilização extensiva a todos os bairros da cidade.
      A gincana foi composta de etapas onde foram aplicadas provas que demandaram de conhecimento sobre o vetor, de conscientização e de combate aos focos do mosquito. No total houve a participação de 11 Escolas.
            Encerrando a Gincana Estudantil Aedes#sqn, o Governo Municipal premiou 30 alunos da rede pública do Município e 10 alunos da rede estadual, além de 4 professores coordenadores das equipes e 4 escolas participantes. Cada um recebeu um prêmio de reconhecimento, os quais foram entregues logo após a apuração do resultado. Entre os prêmios estão bicicletas, tablets, skates, notebook, caixa de som com amplificador, kit de bolas, aparelho de som portátil, kit de chimarrão e Fones de Ouvido com MP3, rádio FM e cartão de memória, ideal para caminhadas.

Sobre as provas 

           As provas foram avaliadas por Comissão Julgadora nomeada para este fim. Embora não tenha havido classificação para todas as Escolas participantes, em virtude de que esta se deu através da soma de todas as provas, destaca-se:
  • Nome da Equipe e Slogan: O 1º lugar foi para a Escola Municipal São Pedro com o nome “Os Exterminadores do Aedes” e Slogan “São Pedro no combate, Aedes no abate!” 
  • Grito de Guerra: Destaque ao Colégio Evangélico Rui Barbosa com o Grito.
  • Passa ou Repassa: Destaque a Escola Municipal Canova. Esta prova foi composta de perguntas e respostas, realizada através de sorteio de equipes que determinou os confrontos por chaveamento. 
  • Torcida organizada: Destaque a Escola Municipal Batista. 
  • Arrecadação de garrafas PETs. Destaque a Escola Municipal Nicolau Leite com a arrecadação de 1624 unidades. 
  • Reciclagem de Pneus: Destaque a Escola Municipal Canova. Nesta prova foram avaliados os trabalhos apresentados a comissão, em cada escola participante considerando a harmonia ao tema, informações sobre o Aedes e as doenças transmitidas por ele, caracterização dos ambientes(relacionados ao tema), levando em consideração não apenas o resultado final da reciclagem do pneu(no que ele se transformou) mas também os ambientes que o cercam e as potencialidades que os mesmos tem em conscientizar as pessoas que por estes locais transitam. 
  • Show de Talentos: Destaque para a Escola Municipal Canova, que realizou a apresentação de um Teatro. Nesta prova foi avaliado pela Comissão Julgadora o conteúdo de cada apresentação, a desenvoltura dos participantes, a relação ao tema Aedes, as doenças transmitidas pelo mosquito e a conscientização no combate, além da criatividade de cada equipe. A preocupação com a pré-produção do ambiente e com a apresentação em geral também foi aspecto analisado pela comissão julgadora. 
  • Mascote confeccionado de material reciclável: Destaque para a Escola Municipal Canova. Nesta prova foi avaliado pela Comissão Julgadora o mascote elaborado, o impacto visual que o mesmo causou, a complexidade na construção e o mais importante: a relação do mascote com o tema proposto e as diferentes formas de prevenção. 
  • Prova Ovo na Colher: Destaque para a Escola Estadual Otávio Bos. Além de transportar o ovo na colher, sem derrubar no chão durante a movimentação do aluno no trajeto da prova, os alunos foram avaliados através de perguntas e respostas, sendo vencedora a equipe que concluísse o percurso completo da prova primeiro. Os confrontos foram determinados por sorteio, conforme chaveamento presente no complemento do regulamento da prova. 
  • Prova Corrida no Saco: Destaque para a Escola Estadual Telmo Motta. Os alunos foram avaliados através de perguntas e respostas, sendo vencedora a equipe que primeiro se posicionasse em local determinado para este fim(ponto B), respondendo corretamente a questão. Os confrontos foram determinados por sorteio, conforme chaveamento presente no complemento do regulamento da prova. 
      Nas provas Nome da Equipe, Slogan e Grito de Guerra, foram avaliados principalmente a harmonia ao tema, qualidade do conteúdo, criatividade e originalidade. Também foram analisados o direcionamento e as palavras utilizadas, ambiguidade nas frases, que pudessem ser interpretadas de maneira ofensiva pelas demais escolas, descaracterizando o tema e o objetivo da competição.

Resultado Final 
       As provas Show de Talentos, Passa ou Repassa, Grito de Guerra, Mascote confeccionado de material reciclável, Reciclagem de Pneus e torcida organizada, renderam a Escola Municipal Batista, através da Equipe “Esquadrão do Combate#Fora Aedes”, a conquista do 1º lugar na classificação geral da Gincana Estudantil.
        Na sequência, a Escola Municipal Canova através da Equipe “Turma do Extermínio”, destacou-se nas Provas Passa ou Repassa, Mascote, Show de Talentos, Reciclagem de Pneus e arrecadação de garrafas PETs.
    Em 3º lugar classificou-se a Escola Municipal Nicolau Leite através da equipe “Os Dez Mosquiteiros”, destacando-se nas provas Grito de Guerra, Corrida no Saco, Mascote, arrecadação de garrafas PETs, reciclagem de pneus e torcida organizada.
      Na categoria Ensino Médio classificou-se em 1º lugar o Instituto Estadual de Educação João XXIII, destacando-se nas provas Grito de Guerra, Torcida, arrecadação de garrafas PETs, reciclagem de pneus e show de talentos.
       Destaca-se também que todas as garrafas PET arrecadadas pelas turmas foram doadas à APAE para fabricação de vassouras recicláveis.

         Nossa Escola conquistou o 1º lugar com muita mobilização, ideias, ensaios e envolvimento de toda comunidade escolar. 
         “É necessário sempre acreditar que o sonho é possível.”
          Parabéns a todos envolvidos!!!














































Sem comentários:

Enviar um comentário